Comércio de Irati aposta em aumento nas vendas para o Dia dos Namorados
quarta, 11 de junho de 2025
Ainda há tempo para que os consumidores possam ir em busca de um presente perfeito para a data
Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, com inflação e juros em alta, os comerciantes de Irati estão confiantes de que o Dia dos Namorados deve movimentar o setor neste mês de junho. A expectativa é impulsionada pelo aumento da renda e pelo dinamismo do mercado de trabalho, que tem ampliado o poder de compra dos consumidores.
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas no varejo brasileiro devem alcançar R$ 2,75 bilhões neste Dia dos Namorados, o que representa um crescimento de 3,2% em relação a 2024, já descontada a inflação. A data é considerada a sexta mais relevante do calendário do comércio, ficando atrás apenas de datas como Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
FLORA PURA
A procura por itens como perfumes, cosméticos e produtos de beleza também deve crescer. O setor responde por quase 12% do volume total de vendas previstas, com avanço estimado de 6,6% em relação ao ano passado. Em Irati, as lojas especializadas já registram aumento na procura por kits promocionais e fragrâncias importadas. A sócia proprietária da Flora Pura, Tammy Luiza Toporowicz, também comentou sobre o momento. “Aqui na Flora Pura amamos essa data, sabemos que a pessoa que presenteia no Dia dos Namorados pensa em surpreender e levar seu amor e carinho de uma forma especial e única. Por isso, oferecemos produtos que despertam sensações através dos aromas e das suas propriedades, tornando o presente ainda mais inesquecível. Nos preparamos com embalagens personalizadas, o atendimento acolhedor de sempre, inclusive pelo whatsapp, pois sabemos que na correria do dia a dia muitas vezes é difícil encontrar um tempinho para sair procurar presentes”.
LOJAS NAIR
Irati segue essa tendência, com comerciantes locais se preparando para atender à demanda. O segmento de vestuário, calçados e acessórios continua sendo o principal motor das vendas, com previsão de movimentar 40% do total das receitas geradas pela data no país. A proprietária da Lojas Nair, Nair Novak Spaki, falou sobre a data e, segundo ela “com a chegada do frio, acredito que isso deve impulsionar ainda mais o consumo, especialmente de roupas, calçados e itens que combinam com o clima romântico da estação. O friozinho ajuda a aquecer as vendas e os corações. Em relação as promoções, que as nossas lojas estão recheadas, acredito que ações promocionais ajudam a trazer o cliente para a loja”.
EMPÓRIO PARFUM
Ainda no setor de perfumaria, como mostra a pesquisa, com 12% das opções de presentes. O sócio proprietário da Empório Parfum, Andrei Didur, comentou sobre a data. “O Dia dos Namorados é uma das datas mais marcantes do calendário anual para o varejo. Muito além do impulso nas vendas, ele representa a celebração do amor em todas as suas formas. É essencial que o comércio abrace essa atmosfera romântica e crie experiências que encantem os clientes. Particularmente acho uma data muito bonita, onde é possível ver a euforia de casais muitos jovens, talvez o primeiro amor, onde buscam o presente perfeito para encantar e surpreender. Aqui no Empório Parfum, já estamos no clima do Dia dos Namorados, prontos para receber nossos clientes e amigos com muito carinho. Surpreenda quem você ama com um presente à altura desse sentimento. Esperamos por você”, disse Andrei.
BOHEME BAR & GASTRONOMIA
No setor de alimentação, restaurantes e cafeterias apostam em jantares românticos e cardápios especiais. Mesmo com os preços da hospedagem (+11,3%) e da alimentação fora de casa em alta, os estabelecimentos locais esperam casa cheia na noite do dia 12. O proprietário do Boheme Bar & Gastronomia, Mauro Paluch Filho comenta sobre as reservas antecipadas e a programação pensada para casais. “Trabalhamos todos os anos com a reserva das mesas, com o número que temos disponível, que são 22 mesas. E, diferente de outros anos, desta vez quando anunciamos as vagas, cerca de quatro dias após já tinha esgotado tudo e bastante pessoas procuraram depois para tentar uma vaga. Foi bem bom, pois mostra que o pessoal está empenhado e isso fomenta o comércio. Não faço o mesmo em outros dias porque acredito que tenha que ser no dia 12, em outros dias não há a mesma simbologia”.
BRASIL CACAU E MOÇA BIJÚ
Já os produtos doces, como chocolates e bombons, seguem entre os favoritos, embora o preço médio desses itens tenha subido 22% em comparação com 2024. Em Irati, lojas especializadas e confeitarias oferecem alternativas criativas e personalizadas para agradar todos os bolsos. A sócia proprietária da Brasil Cacau Irati e Moça Bijú, Regiane Ruva, também falou sobre a data e disse que “Estamos com uma expectativa muito grande para este dia nas duas lojas, Brasil Cacau e Moça Bijú. É uma data que movimenta bastante o comércio e estamos preparados com muitas opções de presentes, desde chocolates clássicos, recheados, românticos e os acessórios que são destaque também. Por isso, caprichamos nas embalagens, nos produtos e no atendimento. Convidamos a todos para visitarem as nossas lojas e garantirem um presente especial para quem você ama”.
Mesmo com o aumento médio de 6,3% nos preços de produtos e serviços ligados à data, a perspectiva é positiva. Isso se deve, principalmente, ao crescimento da massa salarial, impulsionado pela queda da taxa de desemprego para 7% e pelo aumento de 4% no rendimento real dos trabalhadores em relação ao ano passado. Esses fatores têm compensado, em parte, o alto custo do crédito, que atualmente atinge 56,4% ao ano nas operações com recursos livres.
Com a renda um pouco mais folgada, muitos casais devem aproveitar a data para presentear e comemorar, seja com itens simbólicos ou experiências especiais. Apesar do cenário de endividamento elevado (30% da renda média comprometida, segundo o Banco Central), o apelo emocional da data e a tradição de troca de presentes mantêm o Dia dos Namorados como um dos mais importantes para o comércio local.
Os dados encontrados nesta matéria são provenientes da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Disponível em: https://portal-bucket.azureedge.net/wp-content/2025/06/Analise_Dia_das_Namorados-2025.pdf
Galeria de Fotos