NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Confiança do consumidor sofre nova queda e atinge menor nível desde 2005
quarta, 25 de fevereiro de 2015
A aceleração da inflação, os juros altos e a piora das condições do mercado de trabalho levaram o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) a atingir novo recorde negativo na série histórica, iniciada em setembro de 2005.
Dados divulgados hoje (25) pelo Ibre mostram que, em fevereiro, o ICC recuou 4,9%, em relação a janeiro deste ano, passando de 89,8 para 85,4 pontos, a segunda queda consecutiva do indicador. Com o resultado, o ICC ficou 9,3 pontos abaixo do mínimo registrado na crise internacional de 2008-2009, de 94,7 pontos. Entre janeiro deste ano e dezembro do ano passado, a queda havia sido ainda maior: 6,7%.
Segundo o Ibre, a queda do ICC foi motivada tanto pela piora da situação atual quanto das expectativas. De janeiro para fevereiro, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 7%, de 88,5 para 82,3 pontos; enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 4,2%, ao passar de 90,8 para 87 pontos. Os dois índices também encontram-se em níveis mínimos históricos.
“A combinação de aceleração da inflação, manutenção da tendência de alta dos juros, piores perspectivas para o mercado de trabalho, além do aumento do risco de racionamento hídrico e energético, deflagrou uma onda de pessimismo entre os consumidores brasileiros no início de 2015. Essa percepção negativa sobre os rumos da economia deve contribuir para aprofundar a desaceleração do nível de atividade”, avaliou o especialista em análises econômica do Ibre-FGV Tabi Thuler Santos.
As informações do Ibre indicam ainda que a maior contribuição negativa para a queda do Índice de Situação Atual veio do indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual, que registra o menor patamar da série histórica pelo segundo mês consecutivo. “A proporção de consumidores afirmando que a situação da economia está boa caiu de 6%, em janeiro, para 5,8% do total, em fevereiro, enquanto a parcela dos que a consideram ruim aumentou de 61,8% para 71,6% no mesmo período”, informa o documento.
Em relação ao futuro próximo, as expectativas também não são favoráveis. O indicador de otimismo com a situação econômica nos seis meses seguintes caiu de 77,6 para 69,2 pontos, aprofundando o mínimo histórico já atingido em janeiro. A parcela de consumidores prevendo melhora diminuiu de 16,6% para 14,9%. Já o grupo dos que preveem piora aumentou de 39,0% para 45,7% do total.
A edição de fevereiro de 2015 coletou informações de 2.091 domicílios entre os dias 31 de Janeiro e 21 de Fevereiro. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 25 de março de 2015.
Fonte: Agência Brasil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Segunda semana de dezembro tem horários diferenciados no comércio de Irati
Valorize Irati. Compre perto, compre de quem faz a cidade crescer
Entenda a importância das consultas ao SPC para vendas seguras no Natal
Associação orienta lojistas a realizarem checagens preventivas e garantirem tranquilidade nas transações de fim de ano
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
Natal Mágico da ACIAI convida crianças para tarde de festa e diversão
Evento de encerramento natalino reunirá artistas circenses, brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos
Comércio de Irati prevê aumento nas vendas de Natal, aponta pesquisa da ACIAI
Pesquisa foi realizada entre os associados da Associação
ASSOCIADOS
TAJ MAHAL LOUNGE BAR
RUA ALFREDO BUFREM
Telefone: (42) 9974-4045
VILSON ANTUNES FERREIRA
AVENIDA JOSE GALICIOLI
Telefone: (42) 9915-0001
DUDU COMERCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUCAO
RUA EXPEDICIONARIO JOAO PROTZEK
Telefone: (42) 9970-1760
ORAL UNIC IRATI
RUA 15 DE JULHO
Telefone: (42) 9131-8800
CO.NECTA HUB
RUA DA LIBERDADE
Telefone: (42) 9906-5566
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 10/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|