NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Confiança do consumidor sofre nova queda e atinge menor nível desde 2005
quarta, 25 de fevereiro de 2015
A aceleração da inflação, os juros altos e a piora das condições do mercado de trabalho levaram o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) a atingir novo recorde negativo na série histórica, iniciada em setembro de 2005.
Dados divulgados hoje (25) pelo Ibre mostram que, em fevereiro, o ICC recuou 4,9%, em relação a janeiro deste ano, passando de 89,8 para 85,4 pontos, a segunda queda consecutiva do indicador. Com o resultado, o ICC ficou 9,3 pontos abaixo do mínimo registrado na crise internacional de 2008-2009, de 94,7 pontos. Entre janeiro deste ano e dezembro do ano passado, a queda havia sido ainda maior: 6,7%.
Segundo o Ibre, a queda do ICC foi motivada tanto pela piora da situação atual quanto das expectativas. De janeiro para fevereiro, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 7%, de 88,5 para 82,3 pontos; enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 4,2%, ao passar de 90,8 para 87 pontos. Os dois índices também encontram-se em níveis mínimos históricos.
“A combinação de aceleração da inflação, manutenção da tendência de alta dos juros, piores perspectivas para o mercado de trabalho, além do aumento do risco de racionamento hídrico e energético, deflagrou uma onda de pessimismo entre os consumidores brasileiros no início de 2015. Essa percepção negativa sobre os rumos da economia deve contribuir para aprofundar a desaceleração do nível de atividade”, avaliou o especialista em análises econômica do Ibre-FGV Tabi Thuler Santos.
As informações do Ibre indicam ainda que a maior contribuição negativa para a queda do Índice de Situação Atual veio do indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual, que registra o menor patamar da série histórica pelo segundo mês consecutivo. “A proporção de consumidores afirmando que a situação da economia está boa caiu de 6%, em janeiro, para 5,8% do total, em fevereiro, enquanto a parcela dos que a consideram ruim aumentou de 61,8% para 71,6% no mesmo período”, informa o documento.
Em relação ao futuro próximo, as expectativas também não são favoráveis. O indicador de otimismo com a situação econômica nos seis meses seguintes caiu de 77,6 para 69,2 pontos, aprofundando o mínimo histórico já atingido em janeiro. A parcela de consumidores prevendo melhora diminuiu de 16,6% para 14,9%. Já o grupo dos que preveem piora aumentou de 39,0% para 45,7% do total.
A edição de fevereiro de 2015 coletou informações de 2.091 domicílios entre os dias 31 de Janeiro e 21 de Fevereiro. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 25 de março de 2015.
Fonte: Agência Brasil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Painel “Conectando Gerações” será uma das atrações do 2º Congresso Empresarial
Painel acontecerá no dia 16 de outubro e reunirá nomes de destaque do setor produtivo local
Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos
Mesmo com leve redução nas intenções de compra, brinquedos seguem como o presente favorito, e os consumidores estão mais exigentes quanto à qualidade
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
ASSOCIADOS
LOJA THALLENTO
R DOUTOR MUNHOZ DA ROCHA
Telefone: (42) 3422-8060
SAO JORGE TRANSPORTES E TURISMO
R ALEXANDRE PAVELSKI
Telefone: (42) 9826-5335
DEIRATI CONFECCAO
RUA PREFEITO MOISES DE OLIVEIRA
Telefone: (42) 9988-9849
LUMEN INVESTIMENTOS
RUA DR GERALDO CAMPOS MOREIRA
Telefone: (42) 9859-4409
PREVINE GESTÃO EM SAUDE E SEGUNRAÇA DO TRABALHO
CORONEL GRACIA
Telefone:
Galeria de Fotos
Data de emissão: 11/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|