NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Empreendedorismo feminino é tema de evento para fortalecer negócios liderados por mulheres

quarta, 17 de novembro de 2021

Na manhã desta quarta-feira, dia 17, a Aciai em parceria com o Sebrae e a Fomento Paraná, realizaram o evento “Mulheres que Empreendem e Transformam”. Cerca de 50 empresárias participaram do encontro que teve como objetivo fortalecer o apoio aos negócios comandados por mulheres em Irati.

Na abertura, o presidente da Aciai, Elias Mansur destacou os serviços, convênios e parcerias que a Associação Comercial oferece às empreendedoras. Na sequência, a vice-prefeita Ieda Waydzik comentou sobre as diversas licitações que ocorrem no município, como um convite às empresárias para participarem.

Outra explanação foi sobre a linha de crédito exclusiva da Fomento Paraná através do Banco da Mulher Paranaense, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino, facilitando o acesso ao crédito. Ele atende empresas de todos os setores da atividade econômica que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. A Aciai possui agente de crédito autorizada para esse tipo de contratação de crédito.

Na sequência, em parceria com o Sebrae ocorreu a palestra “Mulheres que Empreendem e Transformam”, com a também empreendedora, Rosa Maria Fioravante Tuffi. Ela abordou diversos aspectos essenciais para os negócios comandados pelas mulheres, entre eles: o autocuidado, pois muitas vezes as mulheres se sobrecarregam de diversas atividades e esquecem de cuidar do mais importante que é seu bem-estar físico e psicológico. Por isso, a necessidade de ter um tempo para cuidar de si.

Ainda, durante o evento houve o sorteio de R$ 1 mil em vale-presente da Clínica Magras em Irati, e uma cesta de produtos da Cooperativa Sicredi, que foram sorteados entre as empresárias presentes.

 

EMPREEDEDORISMO FEMININO

Especialmente no dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Dados divulgados pelo Sebrae em 2021 da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio”.

O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, ou seja, aqueles com menos de 42 meses de existência.

Fonte: Assessoria Aciai

Galeria de Fotos