NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Empresas devem se adequar à Lei da Igualdade Salarial
quinta, 15 de fevereiro de 2024
Transparência e igualdade salarial: prazo para empresas enviarem informações encerra em no dia 29 de fevereiro
Nesta quarta-feira (07), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério das Mulheres realizaram uma live “tira-dúvidas” a respeito da Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611 de 3 de julho de 2023), que tem como objetivo acabar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Para isso, exige-se das empresas transparência e publicidade a respeito dos salários e critérios remuneratórios de seus colaboradores.
Durante a live, foram destacadas dúvidas como o prazo para envio das informações salariais, quem deve enviar, por onde enviar, como será a fiscalização, entre outras.
A seguir, esclarecemos os questionamentos:
Quem deve cumprir a legislação?
Todas as empresas com 100 ou mais funcionários.
Inicialmente, o que as empresas precisam fazer?
O MTE já possui e coletará informações registradas pelas empresas no E-SOCIAL, mas algumas informações adicionais são necessárias e por isso as empresas deverão preencher as informações de transparência salarial.
Qual o prazo para preenchimento das informações?
Até a data de 29/02/2024.
Por onde devo preencher o formulário?
Pelo Portal Emprega Brasil
O que acontece se for verificada alguma desigualdade?
O MTE notificará a empresa para que preste informações e deverá criar um plano de ação para mitigação desta desigualdade.
Com as informações coletadas, o MTE elaborará o relatório de transparência salarial de cada empresa e o fornecerá via sistema para que, obrigatoriamente, as empresas façam a sua respectiva publicidade em seus sites eletrônicos e/ou redes sociais. O relatório será disponibilizado semestralmente, nos meses de em março e setembro.
Por fim, destaca-se, que a lei visa um carácter educativo e espera-se que ocorra uma mudança de cultura dentro das empresas, entretanto, caso constatada alguma irregularidade, as empresas poderão ser multadas administrativamente em até 3% da folha de salários do empregador, limitado a 100 salários-mínimos.
Quer saber mais, acesse o link da live completa: https://www.youtube.com/watch?v=LmUvWtI2AJg&t=470s
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Irati recebe a Oficina do Paraná Produtivo Fase II na sede da ACIAI
Primeiro Café da Indústria debate liderança e convivência entre gerações nas empresas
Encontro em parceria com o Sebrae reuniu empresários para discutir os desafios da gestão de equipes e a importância de compreender os diferentes perfis presentes no mercado de trabalho
Receita Federal abre nova transação para débitos em contencioso administrativo
A medida é destinada às pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos em contencioso administrativo fiscal, ou seja, aqueles em que ainda há impugnação, manifestação de inconformidade ou recurso administrativo pendente
ACIAI participa de audiência pública sobre a nova concessão da Malha Ferroviária Sul
A ACIAI participou no último dia 27/07 da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada em Curitiba, para discutir a nova concessão
Café da ACIAI debate inadimplência recorde e orienta empresários sobre prevenção
Encontro destacou os impactos do aumento das restrições de crédito e apresentou caminhos para reduzir riscos nas empresas
ASSOCIADOS
BABY BUTTERFLY
RUA CORONEL EMILIO GOMES
Telefone:
BRAZ ORTOPEDIA E CIRURGIA DA MÃO
BENEDITO DE MORAIS
Telefone:
CONECTA SAÚDE & BEM ESTAR
RUA DA LIBERDADE
Telefone: (42) 9143-4608
INDUSTRIA DE PAES D BARRA
R DA LIBERDADE
Telefone:
LORENA PANKA
RUA EXPEDICIONARIO JOSE DE LIMA
Telefone: (42) 9933-7089
Galeria de Fotos