NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
terça, 23 de setembro de 2025
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) manifesta-se contrária aos Projetos de Lei 736/2025 e 745/2024, do Tribunal de Justiça do Estado, que propõe reajustes nas custas cartoriais e tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
O PL 736/2025 atualiza as custas judiciais e emolumentos para financiar o Tribunal de Justiça do Paraná, impondo novos custos aos usuários da Justiça. Já o PL 745/2024 foca especificamente no reajuste dos emolumentos de cartórios, visando a remuneração desses serviços. Embora a justificativa seja a correção pela inflação, ambos os projetos aumentam o custo final para a população, especialmente se os reajustes acumulados já estiverem acima do IPCA.
Segundo a entidade, que representa 300 associações comerciais e cerca de 100 mil empresas, a medida impõe aumento desproporcional de custos à sociedade e compromete a competitividade do setor produtivo. A Faciap já havia se posicionado contra iniciativas semelhantes em 2020 e em 2023, reiterando sua defesa de um ambiente de negócios mais equilibrado e transparente.
O posicionamento é reforçado pelo G7, grupo que reúne as principais entidades empresariais do Paraná, que também alertou para os impactos negativos do projeto e defendeu maior clareza e uniformidade nas tabelas cartoriais.
O tema deve voltar à pauta da CCJ nos próximos dias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças na NR1 e as incertezas das aplicações das penalidades por seu descumprimento
A fiscalização administrativa poderá se basear em critérios subjetivos, ferindo preceitos fundamentais como a legalidade, o devido processo legal, segurança jurídica entre outros
36º Café da ACIAI vai debater liderança, IA e tomada de decisão em Irati
Evento terá participação da reitora do UniSenai/PR, Fabiane Franciscone, e propõe reflexão sobre governança, oportunidades e riscos no uso da inteligência artificial
ACIAI lança certificado digital gratuito como novo benefício para associados
Medida passa a valer a partir de junho e busca gerar economia, agilidade e mais competitividade para empresas ligadas à entidade
ACIAI divulga venda de ingressos para o evento Miss Irati
Ingressos podem ser adquiridos diretamente na ACIAI; o evento acontece no dia 27 de junho
Faciap se pronuncia sobre redução da jornada de trabalho da PEC 221/2019
A FACIAP acompanha o debate desde o protocolo das PECs sobre o tema no Congresso Nacional
ASSOCIADOS
IRATI MADEIRAS LTDA
AV EXPEDICIONARIO JOAO PROTZEK
Telefone: (42) 9915-5343
57.176.194 Leonardo Miguel Nazar
Telefone: (42) 9809-9359
TURCO MOTORES ELÉTRICOS
RUA NEREU RAMOS
Telefone: (42) 3422-3552
ROBERTO KOZLOWSKI SUCATAS
VIRGILIO MOREIRA
Telefone:
JJSG IND E COMERCIO DE PAPEL E EMBALAGENS
ESTRADA DE IRATI A COCHINHOS
Telefone: (42) 8401-5695
Galeria de Fotos