NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Jovens têm piora na educação financeira em 2014
quarta, 13 de agosto de 2014
Os jovens com idade entre 16 e 24 anos, além de terem o nível mais baixo de educação financeira, tiveram piora em relação ao ano passado. Esta foi uma das conclusões da segunda edição do Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pela Serasa Experian, e IBOPE Inteligência, apresentado hoje, 07 agosto, na sede da Serasa Experian. Com o indicador, o Brasil passa a ser o único país do mundo a ter uma metodologia que permite conhecer e acompanhar o nível de educação financeira da população.
“Nosso objetivo é mostrar anualmente o nível de educação financeira do brasileiro para apoiar a medição de resultados em empresas, na sociedade civil organizada e junto aos governos, que encaram o grande desafio de educar financeiramente nossos consumidores”, afirma o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.
O IndEF 2014, que trabalha em uma escala de 0 a 10, deu média 6 aos brasileiros, a mesma nota de 2013. Quanto maior o índice, maior o nível de educação financeira. Este ano, no entanto, os jovens tiveram o pior desempenho. O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
Para a criação do IndEF foram entrevistadas – no primeiro trimestre de 2014 – 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.
O Indicador é composto por três subíndices referentes a finanças pessoais e familiares dos brasileiros: o Conhecimento, aAtitude e o Comportamento, tendo cada um deles um peso diferente: Atitude (24%), Conhecimento (26%) e Comportamento (50%).
O subíndice Conhecimento avalia o entendimento de conceitos financeiros, o subíndice Atitude avalia como o entrevistado enxerga a sua relação com o dinheiro e, por fim, o subíndice Comportamento, que mede as ações do entrevistado no seu dia a dia (como, por exemplo, se ele gasta mais do que ganha, se guarda dinheiro e se planeja o futuro).
No IndEF 2014, como em 2013, o subíndice Conhecimento é o que atinge valores mais altos, seguido do Atitude e, por fim, a dimensão Comportamento.
Fonte: Serasa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Painel “Conectando Gerações” será uma das atrações do 2º Congresso Empresarial
Painel acontecerá no dia 16 de outubro e reunirá nomes de destaque do setor produtivo local
Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos
Mesmo com leve redução nas intenções de compra, brinquedos seguem como o presente favorito, e os consumidores estão mais exigentes quanto à qualidade
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
ASSOCIADOS
BABY BUTTERFLY
RUA CORONEL EMILIO GOMES
Telefone:
VISION MOVEIS LIVRARIA PAPELARIA
R DOUTOR MUNHOZ DA ROCHA
Telefone: (42) 9987-1114
ARTE ANNE CONFECCOES
RUA JOAO LETCHACOVSKI
Telefone: (42) 9929-8828
TAJ MAHAL LOUNGE BAR
RUA ALFREDO BUFREM
Telefone: (42) 9974-4045
G CENTER SUPERMERCADOS
RUA XV DE JULHO
Telefone: (42) 3423-2288
Galeria de Fotos
Data de emissão: 11/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|