NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Você sabe o que é o DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista)?
quarta, 31 de julho de 2024
O cadastro de todos os CNPJs é obrigatório, tento empregados ou não
O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é uma nova plataforma criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para facilitar a comunicação entre os auditores fiscais do trabalho e os empregadores.
Todos os empregadores, independentemente de terem funcionários ou não, precisam se cadastrar no DET. As últimas empresas a fazerem esse cadastro são as do Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEI) e os empregadores domésticos. Os prazos para cadastro são: até 1º de maio de 2024 para as empresas do Simples Nacional e até 1º de agosto para MEI e empregadores domésticos.
Todos os CPFs e CNPJs possuem, automaticamente, um cadastro no sistema, mas, agora, os usuários precisam acessar a plataforma e atualizar gratuitamente suas informações de contato, como e-mail e telefone
Através do DET, o empregador receberá todas as comunicações dos auditores fiscais. É necessário cadastrar um e-mail na plataforma para receber alertas sobre novas comunicações. No entanto, é importante ficar atento às mensagens na plataforma, pois o recebimento da comunicação é considerado válido mesmo sem o alerta por e-mail.
O cadastro é obrigatório. Se um auditor fiscal notificar o empregador e ele não responder, a notificação será considerada como recebida após 15 dias, podendo resultar em multa conforme o artigo 630, §6º da CLT. A principal vantagem de usar o DET é que ele concentra todas as intimações e atos em um só lugar, tornando mais fácil para o empregador consultar a situação trabalhista da sua empresa e se comunicar com os auditores.
Vale lembrar que o DET não deve ser confundido com o Domicílio Judicial Eletrônico do CNJ, para o qual as empresas também precisam se cadastrar. Este último é usado para comunicações processuais entre o Poder Judiciário e as empresas.
Foto: Assessoria ACIAI
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças na NR1 e as incertezas das aplicações das penalidades por seu descumprimento
A fiscalização administrativa poderá se basear em critérios subjetivos, ferindo preceitos fundamentais como a legalidade, o devido processo legal, segurança jurídica entre outros
36º Café da ACIAI vai debater liderança, IA e tomada de decisão em Irati
Evento terá participação da reitora do UniSenai/PR, Fabiane Franciscone, e propõe reflexão sobre governança, oportunidades e riscos no uso da inteligência artificial
ACIAI lança certificado digital gratuito como novo benefício para associados
Medida passa a valer a partir de junho e busca gerar economia, agilidade e mais competitividade para empresas ligadas à entidade
ACIAI divulga venda de ingressos para o evento Miss Irati
Ingressos podem ser adquiridos diretamente na ACIAI; o evento acontece no dia 27 de junho
Faciap se pronuncia sobre redução da jornada de trabalho da PEC 221/2019
A FACIAP acompanha o debate desde o protocolo das PECs sobre o tema no Congresso Nacional
ASSOCIADOS
KAREN JAREMA - SALÃO DE BELEZA
PEDRO MOREIRA
Telefone: (42) 9943-4071
FACULDADE SAO VICENTE
R 24 DE MAIO
Telefone: (42) 3422-8421
LU BATISTA STORE
RUA RUA PADRE RUI DO CARMO PEREIRA DE AGUIAR
Telefone: (42) 9909-1471
ZERO GRAU
R JOÃO CÂNDIDO FERREIRA
Telefone: (42) 9931-5828
DAL CASTEL CLINICA RADIOLOGICA LTDA
RUA ZEFERINO BITTENCOURT
Telefone: (42) 3422-1502
Galeria de Fotos