NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Comércio de Irati se prepara para a Black Friday, data que movimenta o varejo e antecipa as compras de fim de ano
quarta, 19 de novembro de 2025
A Black Friday está chegando, e o comércio de Irati já se movimenta para aproveitar o período que deve impulsionar as vendas e antecipar as compras do fim de ano. Lojas de diversos segmentos ajustam estoques, reforçam equipes e definem estratégias para atrair consumidores cada vez mais atentos, um comportamento reforçado por uma sondagem divulgada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR.
Segundo o levantamento, a Black Friday segue consolidada como um dos principais eventos do varejo no mês de novembro, onde 36,8% dos consumidores paranaenses afirmam ver vantagens reais na data, percentual muito próximo ao registrado em 2024 (37,9%), o que evidencia que a credibilidade da campanha permanece estável.
Segundo a empresária e sócia-proprietária da Brasil Cacau e Moça Biju, Regiane Ruva, os preparativos já começaram a muito tempo. “Nós estamos bem animados com a Black, já começamos na primeira semana do mês. Muita gente já antecipou as compras, porque os vencimentos dos chocolates são sempre bem para frente. Temos trufas com 40% de desconto, na compra de cinco ou mais unidades. Tem o Gato Mia com 30% de desconto na segunda unidade. Tem os tabletes recheados com 50% da segunda unidade. E os maravilhosos panetones que não poderiam ficar de fora. Estamos esperando os nossos clientes com esses descontos maravilhosos”, disse.
Embora oficialmente marcada para a última sexta-feira do mês, 28 de novembro neste ano, a movimentação no comércio começa bem antes. Em Irati, comerciantes relatam que a demanda já vem crescendo desde o início do mês, impulsionando ações de marketing, vitrines especiais e ofertas progressivas.
A proprietária da Batu, Thays Alves Gerva, comenta que “a Black Antecipada da Batu foi a melhor dos últimos anos. Antecipamos nossa Black justamente para acompanhar um momento muito especial para a marca: o lançamento de uma nova linha exclusiva de joias com pedras naturais, da qual a Batu terá exclusividade na cidade de Irati. Essa novidade marca um passo importante na expansão do nosso portfólio e reforça nosso compromisso em trazer produtos únicos e de alta qualidade para nossas clientes”, explica.
A proprietária da Be Happy Cosméticos, Ingrid de Mattos, também comentou sobre a antecipação. Segundo ela, “a Black November começou no primeiro dia do mês e vai até o último dia de novembro. Todos os dias colocamos na promoção três produtos com até 50% de desconto para atrair as clientes pra loja e fidelizar ainda mais nosso público. Já temos fama por termos ótimos preços e durante o mês de novembro o que já era bom fica melhor ainda. Uma ótima oportunidade para as profissionais da beleza reporem seus produtos economizando bastante e aumentando sua margem de lucro nos procedimentos”, detalha.
Ainda, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais criterioso na hora da compra:
Esse comportamento exige que o comércio local esteja preparado não apenas com descontos competitivos, mas também com clareza, transparência e estratégias que reforcem a confiança do cliente.
Outro ponto importante revelado pelo estudo é que a Black Friday se tornou também um gatilho para as compras de fim de ano, sendo que 14,7% dos consumidores sempre aproveitam a data para adiantar os presentes de Natal, enquanto 30,7% fazem isso dependendo dos descontos. Isso coloca o período como um divisor na temporada de vendas, marcando oficialmente o início do ciclo natalino.
Em Irati, a ACIAI acompanha de perto os preparativos e destaca que a expectativa é positiva, com forte adesão dos lojistas locais. Isso também é evidenciado pelo gerente da Lojas Afubra em Irati e Imbituva, Lazaro Bock, que comenta sobre as promoções da data. “A Afubra já está a todo vapor com a Black Friday, também nos antecipamos e preparamos muitos descontos. Então, cliente, fique atento que as promoções são semanais durante todo mês de novembro. São centenas de produtos com preços arrasadores. Fique ligado em nossas redes sociais e WhatsApp das lojas Afubra. Aproveite a Black Afubra, os melhores preços você encontra nas lojas Afubra”, disse.
À medida que a Black Friday se aproxima, a sugestão da ACIAI para o consumidor é clara, pesquisar, comparar e comprar de forma consciente. Já para os comerciantes, o momento exige preparo, planejamento e criatividade para oferecer experiências positivas, elementos que, juntos, devem garantir mais um ano de resultados significativos para o varejo iratiense.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
Natal Mágico da ACIAI convida crianças para tarde de festa e diversão
Evento de encerramento natalino reunirá artistas circenses, brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos
Comércio de Irati prevê aumento nas vendas de Natal, aponta pesquisa da ACIAI
Pesquisa foi realizada entre os associados da Associação
Comércio de Irati se prepara para a Black Friday, data que movimenta o varejo e antecipa as compras de fim de ano
ACIAI divulga realização do Miss Irati 2026
Evento celebrará beleza, cultura e identidade iratiense
ASSOCIADOS
ACOUGUE E MERCADO CUPIM
R TRAJANO GRACIA
Telefone: (42) 3422-1566
UNIRATI
R MANOEL RIBAS
Telefone: (42) 3422-6419
BARAUCE METAIS
RUA CAMARISTA ANTONIO VIEIRA DE MELLO
Telefone: (42) 9930-5063
LORENA PANKA
RUA EXPEDICIONARIO JOSE DE LIMA
Telefone: (42) 9933-7089
PAI E FILHO HORTIFRUTI
RUA 2
Telefone: (42) 9845-0406
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 07/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|