NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Comércio de Irati se prepara para a Black Friday, data que movimenta o varejo e antecipa as compras de fim de ano

quarta, 19 de novembro de 2025

A Black Friday está chegando, e o comércio de Irati já se movimenta para aproveitar o período que deve impulsionar as vendas e antecipar as compras do fim de ano. Lojas de diversos segmentos ajustam estoques, reforçam equipes e definem estratégias para atrair consumidores cada vez mais atentos, um comportamento reforçado por uma sondagem divulgada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR.

Segundo o levantamento, a Black Friday segue consolidada como um dos principais eventos do varejo no mês de novembro, onde 36,8% dos consumidores paranaenses afirmam ver vantagens reais na data, percentual muito próximo ao registrado em 2024 (37,9%), o que evidencia que a credibilidade da campanha permanece estável.

Segundo a empresária e sócia-proprietária da Brasil Cacau e Moça Biju, Regiane Ruva, os preparativos já começaram a muito tempo. “Nós estamos bem animados com a Black, já começamos na primeira semana do mês. Muita gente já antecipou as compras, porque os vencimentos dos chocolates são sempre bem para frente. Temos trufas com 40% de desconto, na compra de cinco ou mais unidades. Tem o Gato Mia com 30% de desconto na segunda unidade. Tem os tabletes recheados com 50% da segunda unidade. E os maravilhosos panetones que não poderiam ficar de fora. Estamos esperando os nossos clientes com esses descontos maravilhosos”, disse.

Embora oficialmente marcada para a última sexta-feira do mês, 28 de novembro neste ano, a movimentação no comércio começa bem antes. Em Irati, comerciantes relatam que a demanda já vem crescendo desde o início do mês, impulsionando ações de marketing, vitrines especiais e ofertas progressivas.

A proprietária da Batu, Thays Alves Gerva, comenta que “a Black Antecipada da Batu foi a melhor dos últimos anos. Antecipamos nossa Black justamente para acompanhar um momento muito especial para a marca: o lançamento de uma nova linha exclusiva de joias com pedras naturais, da qual a Batu terá exclusividade na cidade de Irati. Essa novidade marca um passo importante na expansão do nosso portfólio e reforça nosso compromisso em trazer produtos únicos e de alta qualidade para nossas clientes”, explica.

A proprietária da Be Happy Cosméticos, Ingrid de Mattos, também comentou sobre a antecipação. Segundo ela, “a Black November começou no primeiro dia do mês e vai até o último dia de novembro. Todos os dias colocamos na promoção três produtos com até 50% de desconto para atrair as clientes pra loja e fidelizar ainda mais nosso público. Já temos fama por termos ótimos preços e durante o mês de novembro o que já era bom fica melhor ainda. Uma ótima oportunidade para as profissionais da beleza reporem seus produtos economizando bastante e aumentando sua margem de lucro nos procedimentos”, detalha.

 

Ainda, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais criterioso na hora da compra:

  • 35,8% comparam preços até uma semana antes da promoção;
  • 31,4% monitoram valores com um mês de antecedência;
  • 13,7% acompanham preços há mais de 30 dias;
  • Apenas 19,1% não fazem pesquisa prévia.

Esse comportamento exige que o comércio local esteja preparado não apenas com descontos competitivos, mas também com clareza, transparência e estratégias que reforcem a confiança do cliente.

Outro ponto importante revelado pelo estudo é que a Black Friday se tornou também um gatilho para as compras de fim de ano, sendo que 14,7% dos consumidores sempre aproveitam a data para adiantar os presentes de Natal, enquanto 30,7% fazem isso dependendo dos descontos. Isso coloca o período como um divisor na temporada de vendas, marcando oficialmente o início do ciclo natalino.

Em Irati, a ACIAI acompanha de perto os preparativos e destaca que a expectativa é positiva, com forte adesão dos lojistas locais. Isso também é evidenciado pelo gerente da Lojas Afubra em Irati e Imbituva, Lazaro Bock, que comenta sobre as promoções da data. “A Afubra já está a todo vapor com a Black Friday, também nos antecipamos e preparamos muitos descontos. Então, cliente, fique atento que as promoções são semanais durante todo mês de novembro. São centenas de produtos com preços arrasadores. Fique ligado em nossas redes sociais e WhatsApp das lojas Afubra. Aproveite a Black Afubra, os melhores preços você encontra nas lojas Afubra”, disse.

À medida que a Black Friday se aproxima, a sugestão da ACIAI para o consumidor é clara, pesquisar, comparar e comprar de forma consciente. Já para os comerciantes, o momento exige preparo, planejamento e criatividade para oferecer experiências positivas, elementos que, juntos, devem garantir mais um ano de resultados significativos para o varejo iratiense.

 

Fonte: Assessoria ACIAI

Galeria de Fotos