NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Gestão da inadimplência no mercado de varejo: como fazer?
terça, 12 de maio de 2015
Os consumidores do varejo brasileiro encontram cada vez mais dificuldades em honrar seus compromissos. Em setembro de 2014, a inadimplência subiu 19,6% no país, de acordo com dados do Serasa Experian, que comparou os números do mesmo mês do ano passado. Os motivos mais evidentes para o não-pagamento das dívidas contraídas no acumulado dos 12 meses são a situação econômica atual – baixo crescimento, altos juros e inflação próxima ao teto. Esse cenário abre espaço para discussão da gestão da inadimplência – como os call centers podem realizar esse processo da melhor maneira? Veja algumas dicas:
É fundamental que os gestores saibam analisar o cenário atual no momento de estabelecer as projeções. Em um ano difícil como 2015 promete ser, com tímidas expectativas de faturamento e de crescimento, conforme aponta esta previsão de redução do Produto Interno Bruto (PIB), o poder de compra será menor e, por consequência, a recuperação de crédito será mais dificultosa. Dessa forma, o estabelecimento das metas de quitação das dívidas deve ser realista.
Na gestão da inadimplência, é interessante estabelecer pontuações de acordo com compromissos financeiros honrados pelos consumidores. O score, que funciona como uma espécie de reputação, auxilia operadores na recuperação do crédito. Mas, tenha cuidado: em hipótese alguma divulgue esses indicadores. O vazamento dessas informações já causou problemas – e constrangimento – ao Serasa. Outras instituições como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também utilizam o score interno para a gestão da inadimplência.
Com base no contexto de mercado, da empresa e do score estabelecido, pense em réguas de cobrança diferenciadas para cada devedor. Afinal, a cobrança será diferente para um devedor com dois meses de atraso em relação àquele em débito há dois anos, não é mesmo? A diferenciação na abordagem tende a aumentar as chances de recuperação do crédito. A empatia em relação ao momento financeiro delicado do país também pode auxiliar nesse etapa.
Considerando que será um ano com grande volume de trabalho nas centrais de cobrança, é fundamental pensar em soluções automatizadas. Ferramentas para call center, como uma Unidade de Resposta Audível – URA ativa ou um disparador de SMS (para envio de mensagens de lembrança de débito, por exemplo), tendem a trazer bons resultados e, principalmente, agilidade com redução de custos.
Mesmo que se invista em soluções automatizadas para aprimorar a gestão da inadimplência, não perca de vista a humanização do atendimento. Alguns casos só são resolvidos com muita conversa entre operador e consumidor, para que haja entendimento da contração da dívida e, na sequência, oferta de condições para quitação do débito em atraso.
Aos varejistas que oferecem crédito na sua carteira de produtos, recomendamos testar ações casadas para recuperação de crédito – como um financiamento para sanear dívidas, por exemplo. Dar mais opções aos consumidores pode ser uma boa alternativa na gestão da inadimplência.
Fonte: Teclan
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACIAI promove encontro do Miss Irati com desfile e apresentações oficiais das candidatas
Encontro destacou desfile, desenvoltura e interação das participantes em um momento voltado à valorização da elegância, da postura e da presença de palco
Café da ACIAI recebe a presença do secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara
34ª edição do encontro recebeu o secretário para discutir cenário econômico, reforma tributária, gestão fiscal e políticas de apoio ao empreendedorismo
Emprega Irati convida empresas para ação de conexão entre vagas e talentos no município
Iniciativa reúne ACIAI, Prefeitura de Irati, Secretaria de Indústria e Comércio, Agência do Trabalhador e IEL para aproximar empresas de profissionais e fortalecer o desenvolvimento econômico local
Mudança no Simples Nacional antecipa prazo de adesão e exige atenção das empresas para 2027
Resolução do Comitê Gestor altera calendário de opção ao regime e permite escolha excepcional sobre recolhimento do IBS e da CBS no primeiro semestre do próximo ano
NOVA OBRIGAÇÃO PARA EMPRESAS – LEI 15.377/2026
Em 02 de abril de 2026 entrou em vigor a lei 15.377/2026 para tornar obrigatória ações informativas/orientativas pelas empresas aos seus colaboradores, no que diz respeito a campanhas de vacinação, sobre o papilomavírus humano (HPV) e sobre os cânceres de mama, de colo do útero e de próstata.
ASSOCIADOS
VIP SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ANGELIM MOSELE
Telefone:
ROBERTO KOZLOWSKI SUCATAS
VIRGILIO MOREIRA
Telefone:
PAI E FILHO HORTIFRUTI
RUA 2
Telefone: (42) 9845-0406
ZOHIE ARQUITETURA, ENGENHARIA, INTERIORES E ACOMPANHAMENTOS
7 DE SETEMBRO
Telefone:
CONECTADOS.COM
RUA CORONEL EMILIO GOMES
Telefone: (42) 9802-4030
Galeria de Fotos