NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Presidente da ACIAI participa de Audiência Pública sobre construção de um novo fórum em Irati

quinta, 09 de novembro de 2023

O debate foi sobre a doação de parte do terreno do Centro Cultural Denise Stoklos para a construção de um novo Fórum

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Renato Hora, marcou presença em uma importante Audiência Pública que discutiu a doação de parte do terreno do Centro Cultural Denise Stoklos. A audiência, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Irati, foi palco de debates sobre a doação de parte do terreno para a construção de um novo Fórum, fato que auxiliaria a impulsionar a retomada das obras do teatro, paralisadas há mais de uma década.

A proposta da administração pública, representada pelo prefeito Jorge Derbli e demais autoridades, é ceder 5 mil metros quadrados do terreno do Centro Cultural para que o Tribunal de Justiça construa um novo fórum. A ideia por trás dessa sugestão é unir esforços para viabilizar a conclusão da tão aguardada obra do teatro, que, atualmente, estima-se custar, aproximadamente, R$ 24 milhões para ser finalizada.

A audiência contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo advogados, autoridades municipais, membros de entidades culturais e a população em geral interessada. A reivindicação da classe cultural é pela preservação do projeto original e se opõe à construção de qualquer outra obra no local.

Atualmente, o terreno pertence ao município de Irati, mas a obra do Centro Cultural é de responsabilidade do Governo do Estado, que, infelizmente, manteve o projeto em estado de paralisação.

O empresário e presidente da ACIAI, Renato Hora, expressou sua opinião durante a audiência, ressaltando a importância de encontrar soluções que atendam tanto às demandas culturais quanto às necessidades judiciais da região. "Foi uma audiência ordeira e civilizada, foram respeitadas todas as opiniões. A ACIAI torce para que haja uma pacificação do conflito e, ao mesmo tempo, que seja construído o fórum, mas que também seja finalizada a obra do Centro Cultural, havendo a possibilidade de que isso ocorra de forma conjunta, apoiamos a iniciativa”.

 

Fonte: Assessoria Aciai

Galeria de Fotos