NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Seis dicas de como acertar no roteiro para operações de cobrança
segunda, 16 de março de 2015
Realizar uma operação de cobrança em call centers é uma atividade complexa e que requer muito profissionalismo. Para otimizar o trabalho do agente de operação e auxiliá-lo a obter sucesso no contato, é recomendado ter um roteiro para operações de cobrança. No entanto, para montar um roteiro desses é preciso atenção a diversos detalhes importantes que irão melhorar a comunicação do operador com a pessoa inadimplente.
Trazemos nesse post seis dicas do que pode entrar no script para operações de cobrança. São elas:
Todos sabemos que receber uma notificação de cobrança não é uma situação confortável. Por essa razão, é importante que o agente de operação consiga estabelecer uma conversa sendo educado e fazendo com que o cliente sinta-se confortável. Porém, educação não pode ser confundida com falta de firmeza: é preciso tratar bem a pessoa com quem conversa, sem esquecer o real motivo da ligação, que é realizar a cobrança.
Manter o tom de voz calmo e falar com clareza também são detalhes que não podem ser esquecidos na hora de montar o roteiro para operações de cobrança. A calma e a educação devem durar até o fim da ligação, com uma despedida educada mesmo após uma difícil discussão.
Há diferentes perfis de pessoas inadimplentes, e é preciso ter um atendimento diferenciado para cada grupo. Os perfis variam de acordo com o valor e o tempo da dívida, com a frequência de inadimplência, com o tempo de contrato, entre outros fatores. Após identificados os perfis de devedores, é possível oferecer soluções diferenciadas, como, por exemplo, uma negociação especial para clientes que concordam em pagar a dívida no primeiro contato. É preciso definir e deixar bem claro aos agentes quais vantagens podem ser oferecidas em cada situação.
Antes de um operador realizar uma ligação de cobrança, é preciso que ele tenha detalhes sobre o cliente com o qual falará. O conhecimento sobre a situação da pessoa inadimplente dá suporte na hora da conversa para uma possível negociação. Aqui entra também a importância do call center ter os cadastros atualizados, para evitar ligações indesejadas e mesmo oportunidades perdidas. A integração da plataforma de discagem com CRM é fundamental, pois facilita e agiliza a operação.
Muitas pessoas já passaram por problemas de crédito – inclusive operadores. Assim, sua experiência pode contribuir na conversa se ele souber passar a sensação que entende a situação do cliente e está disposto a ajudá-lo como pode. A empatia cria a segurança e a confiança.
Uma operação de cobrança de sucesso é aquela em que o agente de operação vende para o devedor a oportunidade e os benefícios de pagar as suas contas. Quando o cliente sente que resolver a questão é um bom negócio para ele, irá comprar a ideia. A retirada do nome de um cadastro negativo e condições de negociação auxiliam a mostrar as vantagens. Bons operadores vendem o alívio de resolver o problema da pessoa devedora e mostram as vantagens da negociação proposta.
Conversar sobre dívidas nem sempre é uma tarefa fácil, e os devedores podem querer justificar a falta de pagamento de diversas formas. Assim, é importante que no roteiro para operações de cobrança estejam previstas diferentes respostas para cada tipo de situação apresentada, como falta de dinheiro para pagar e alegação de divergência nos valores apresentados. Assim, um bom roteiro deve estar preparado para lidar com as objeções dos clientes.
Fonte: Teclan
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Segunda semana de dezembro tem horários diferenciados no comércio de Irati
Valorize Irati. Compre perto, compre de quem faz a cidade crescer
Entenda a importância das consultas ao SPC para vendas seguras no Natal
Associação orienta lojistas a realizarem checagens preventivas e garantirem tranquilidade nas transações de fim de ano
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
Natal Mágico da ACIAI convida crianças para tarde de festa e diversão
Evento de encerramento natalino reunirá artistas circenses, brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos
Comércio de Irati prevê aumento nas vendas de Natal, aponta pesquisa da ACIAI
Pesquisa foi realizada entre os associados da Associação
ASSOCIADOS
GILBERTO VEICULOS
AVENIDA VEDOLINO NEVES
Telefone: (42) 9949-4001
VITAL COLOCA
RUA IPE
Telefone: (42) 9952-9054
ELETRONICA ABILIO
R EXP JOSE DE LIMA
Telefone: (42) 3422-1337
ESTILO AMBIENTAL LTDA
AV ARLETE VILELA RICHA
Telefone:
JC VEICULOS MULT MARCA
RUA TRAJANO GRACIA
Telefone: (42) 9929-5591
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 10/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|