NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Vendas de Natal cresceram 1,12% no Paraná

sexta, 29 de dezembro de 2023

Levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de dezembro nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão

As vendas de Natal deste ano foram ligeiramente maiores que as do ano passado no comércio varejista no Paraná. É o que aponta a pesquisa contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). O levantamento mostra, também, um comerciante preocupado com a economia, porém com boas expectativas para seu negócio nos próximos meses.

O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso com 564 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A coleta de dados, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2023, mostra que, no geral, as vendas superaram as do mesmo período do ano passado em 1,12%.

Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, apesar de pesquisas nacionais apontarem queda do poder de compra do consumidor, este estudo mostra aumento nas vendas no Paraná. “Este é um período em que tradicionalmente ocorre aumento das compras. O 13º salário e as férias antecipadas são grandes motivadores do consumo". Fernando acrescenta, também, que houve um melhor desempenho das vendas em regiões com forte presença do agronegócio.

O empresário e presidente da ACIAI, Renato Hora, comentou sobre as estatísticas e disse que "as vendas de Natal tiveram, de um modo geral, resultados positivos no Paraná, registrando um aumento de 1,12%, segundo levantamento recentemente publicado pela FACIAP. Este crescimento reflete o esforço conjunto dos empresários, consumidores engajados e o ambiente de negócios favorável. Em Irati, também pudemos perceber este alinhamento e acreditamos que, ao fortalecermos a economia local, estamos contribuindo para o desenvolvimento da região".

Expectativa para 2024

Quanto à expectativa em relação à economia para 2024, os comerciantes paranaenses continuam preocupados, mas sempre animados com os seus negócios. A maioria dos entrevistados (67%) demonstra preocupação. Mas há comerciantes mais otimistas com o rumo da economia.

A maioria dos comerciantes entrevistados está animada com o rumo dos seus negócios nos próximos meses.

Fonte: FACIAP e ACIAI

Galeria de Fotos